
Cópia de Cursos promovidos pelo CRESSRS no 1º semestre de 2025 alcançam 177 assistentes sociais de 54 municípios do RS – balanço01-
Com o objetivo de qualificar o exercício profissional e proporcionar um espaço de diálogo e formação continuada junto à categoria profissional, o Conselho Regional de Serviço Social 10ª Região (CRESSRS) realizou cinco cursos e minicursos ao longo do 1º semestre de 2025. Ao todo, participaram diretamente das atividades 177 assistentes sociais, de 54 municípios do estado do Rio Grande do Sul.
O 1º curso realizado foi o “Ética em Movimento”, em Porto Alegre, nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro, reunindo 22 participantes dos municípios de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Tenente Portela, Gravataí, Osório, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Pelotas, Charqueadas, Santa Maria, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Portão e Viamão.
Já o 2º “Ética em Movimento” aconteceu junto ao NUCRESS Centro, no município de Santa Maria (RS), nos dias 21, 22 e 23 de março. Também participaram 22 assistentes sociais, dos municípios de Santa Maria, Porto Alegre, Santa Vitória do Palmar, Tenente Portela, Santa Cruz do Sul, Paraíso do Sul, Lavras do Sul, Cacequi, Cerro Largo, Restinga Sêca e Palmeira das Missões.
Ao todo, foram 64 horas de “Ética em Movimento”, em que foram abordados temas referentes aos fundamentos sócio históricos da Ética, bem como, os elementos conceituais e teóricos essenciais à compreensão da Ética profissional, objetivando a defesa e fortalecimento do Projeto Ético-Político e valores emancipatórios. As facilitadoras das duas edições foram Luciane da Silva Conrad (Assistente Social do IFSul Campus Venâncio Aires); Aline Vargas Escobar (Assistente Social conselheira do CRESSRS e mestranda do PPGPSSS da UFRGS); Géssica Ozelame (Assistente Social e conselheira do CRESSRS, atua na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Novo Hamburgo/RS); a Profª Drª Loiva Machado (UFRGS) e Sabrine Tams Gasperin (Advogada e Assessora Jurídica).
MINICURSOS
Já no dia 23 de maio, o CRESSRS, por meio da Comissão de Interiorização e Nucleação, ofereceu o Minicurso sobre Ética e Instrumentalidade Profissional, junto ao NUCRESS Capão da Canoa e ao NUCRESS Litoral Norte, no município de Tramandaí. Foram 31 participantes presentes dos municípios de Mostardas, Tramandaí, Osório, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Terra de Areia, Imbé, Palmares do Sul, Maquiné, Torres, Itati e Santo Antônio da Patrulha.
A atividade foi facilitada por Suéllen Bezerra Alves Keller, Assistente Social do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJRS, doutora em Serviço Social pela PUCRS e mestra em Serviço Social pela UFPE.
No dia 06 de junho, foi promovido o Minicurso sobre Ética e Instrumentalidade Profissional, junto ao NUCRESS Ijuí, neste município, com 35 assistentes sociais participando. Elas vinham de Redentora, Bom Progresso, Santo Ângelo, Miraguaí, Guaíba, Ijuí, São Martinho, Santo Augusto, Sede Nova, Nova Ramada, Arvorzinha, Joia, Crissiumal, Ajuricaba, Panambi, Humaitá, Coronel Barros, Catuípe, Entre-Ijuís e Tenente Portela. Nesta atividade, a facilitadora foi a Profa. Dra. Marilene Maia, Assistente Social com Mestrado e Doutorado em Serviço Social com pesquisas em Planejamento e Gestão Social, militante da Política de Assistência Social e das Políticas Sociais com atuação em organizações da sociedade civil.
As profissionais inscritas vinham de diferentes áreas de atuação, como a Assistência Social, Sistema Prisional, Iniciativa Privada, Serviço Público, Seguridade Social, Saúde, Saúde Mental, Terceiro Setor, Educação e Justiça Federal.
O terceiro minicurso realizado foi o “Serviço Social na Luta por Diversidade de Povos e Biomas: a questão agrária, ambiental e social em debate”, junto ao NUCRESS Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), no dia 16 de junho. Contou com 23 participantes dos municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha e Vespasiano Côrrea. As áreas de atuação foram Saúde, Assistência Social, Sociocultural, Habitação, Previdência Social, Saúde Mental, Segurança Alimentar, Direitos Humanos e Educação.
A facilitadora foi a Dra. Letícia Chimini, assessora e consultora nos movimentos sociais e sindicais do campo brasileiro e pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Marx e a Teoria Marxista da Dependência (LEMARX/ESS/UFRJ).
Todas as atividades foram pensadas de acordo com o Plano de Trabalho enviado pelos NUCRESS das respectivas regiões, priorizando as temáticas apontadas por eles nos seus calendários de atividades. Os cursos tiveram cerca de 8 horas cada e certificação aos participantes.
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756