Na última sexta-feira (17/10), o CRESSRS sediou reunião do Conselho Pleno Ampliado, com a presença das coordenações dos NUCRESS Vale dos Sinos, Litoral Norte, Gravataí, Alvorada, Ijuí, Bagé, Fronteira Noroeste e Lagoa. Na oportunidade, as assistentes sociais puderam participar da atividade “Descolonizar o Olhar: Formação Antirracista no Serviço Social”, facilitada pelo assistente social Julio Cezar de Andrade.
Assessor técnico do CRESSSP, Julio é graduado pela Universidade Brasil, com especialização pela Universidade Cruzeiro do Sul e mestrado em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde desenvolveu pesquisa sobre o genocídio da juventude negra, articulando teoria crítica e prática profissional.
A formação propôs uma roda de conversa com exposição de material preparado por Julio para dimensionar as profissionais da importância da luta antirracista em uma sociedade que sofre com um profundo racismo estrutural e institucional. Foram apresentados alguns aspectos históricos da luta antirracista no Brasil, bibliografias importantes sobre o tema e organizações que lutam pela igualdade racial.
Como proposta de ação, o facilitador sugeriu que as coordenações se reunissem em grupos para propor uma atividade em novembro, mês da consciência negra, nos NUCRESS de suas abrangências. Para Darlene Murialdo, vice-coordenadora do NUCRESS Lagoa, a atividade trouxe grandes acréscimos e contribuiu com a agenda que já estava em construção, programada para o dia 12/11, junto com o movimento quilombola de Rio Grande.
Já a coordenadora do NUCRESS Gravataí, Kátia Paim, presente pela primeira vez no Conselho Pleno Ampliado, afirma que a fala de Julio Cezar foi muito elucidante e fez a todas refletir e debater situações que presenciamos no nosso cotidiano de trabalho da e do assistente social. “Nos faz considerar também as relações que se formam através do capitalismo estruturadas em nossa sociedade”, reflete a profissional.
A tarde também contou com informes sobre a Resolução 08/2020, que
dispõe sobre a regulamentação dos Núcleos de Base do Conselho Regional de Serviço Social do Estado do Rio Grande do Sul – NUCRESS Resolução e elucidação de dúvidas. O Conselho Pleno Ampliado ocorre duas vezes ao ano, de forma presencial, como proposta de trocas e aprendizados entre gestão e coordenações de núcleos.
FORMAÇÃO PARA TRABALHADORAS/ES
O assistente social Julio Cezar de Andrade ministrou, no dia 16/10, a mesma formação antirracista para as e os trabalhadoras/es do CRESSRS. Participou em conjunto a ex-secretária de Direitos Humanos de São Leopoldo e militante do Movimento Negro Unificado (MNU), Nadir de Jesus. Para Ana Lúcia Magalhães, vice-presidenta do CRESSRS, é muito importante o Conselho propor este debate para que todo seu quadro de funcionários atue de forma a combater o racismo na categoria. “Desde as fiscais até as assessorias, todas/os participaram deste momento”, completa Ana Lúcia.
(51) 3224-3935
(54) 3228-0624
(53) 3025-5756