15/04/2025
por imprensa CRESSRS e CFESS
O 1º Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista foi realizado pelo conjunto CFESS-CRESS, como deliberação do 50º Encontro Nacional, nos dias 04 e 05 de abril, em Recife/PE. O CRESSRS participou com a presença da coordenadora do GT da Luta Anticapacitista, Mari Aparecida Bortoli, da conselheira Dianefer Berte Schwendler, da e do assistente social de base, Fernanda Vicari e Jonatan Ariel de Oliveira, da assessora técnica em Serviço Social, Ana Rita Coutinho, e das agentes fiscais Marli Caldeirão, Fabíola Fisher e Neorides Bianchini.
O seminário iniciou com mesa de abertura composta pelo CFESS, CRESS-PE, ABEPPS, Coletivo Serviço Social Anticapacitista e Enesso. A mediação foi realizada pelas assistentes sociais Eliane Wanderley, que tem deficiência visual e integra o Comitê Anticapacitista do CFESS, e a conselheira do CRESS-PE, Élida Nascimento.
A mesa de debate 1 trouxe o tema “Capacitismo, capitalismo e os desafios para o Serviço Social”, com a assistente social do Rio de Janeiro Lúcia Paiva, que é pessoa autista, e o assistente social do Ceará Estênio Azevedo, que é filho e pai de pessoa com deficiência.
O seminário prosseguiu com uma apresentação do grupo Frevo sobre Rodas, que trouxe um grupo de mulheres bailarinas que usam cadeiras de rodas. Além de músicas típicas regionais, o grupo promoveu uma grande ciranda com o público presente.
O primeiro dia do seminário trouxe mais um momento de emoção: o lançamento do caderno 9 da série “assistente social no combate ao preconceito”, que trata sobre o capacitismo. A autoria é da assistente social autista Camila Jasmim, que participou da divulgação. Também foi lançado o novo folder "Audiodescrição e Serviço Social", com orientações para assistentes sociais sobre o assunto.
Os materiais estão disponíveis para download no site do CFESS
O segundo dia de atividades do seminário contou com uma apresentação cultural do grupo Fulô da Mata e seguiu para a primeira mesa de debate, que teve como tema a “Ética e Luta Anticapacitista”, com as assistentes sociais Kelly Melatti, presidenta do CFESS, e Fernanda Ferreira, trabalhadora do sociojurídico no Piauí e pessoa autista.
A última mesa apresentou um “panorama sobre a avaliação biopsicossocial de deficiência”, com a assistente social Fábia Halana e a psicóloga Vitória Bernardes. A mesa também contou com a participação, em vídeo, do assistente social Wederson Santos.
A mesa de encerramento teve a participação do CFESS, do CRESS-PE e do Coletivo Serviço Social Anticapacitista. O seminário nacional contou com a participação de quase 400 pessoas de todo o Brasil. As filmagens dos dois dias de atividades estão disponíveis no canal do CFESS no YouTube (cfessvideos).
FORMAÇÃO PARA AGENTES FISCAIS
Antecedendo o Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista, ocorreu a Formação CFESS-CRESS para agentes fiscais sobre deficiência, acessibilidade e anticapacitismo, no dia 03/04. A primeira mesa trouxe o tema dos “Desafios de assistentes sociais com deficiência na atuação profissional”. A assistente social Daiane Mantoanelli, que integra o Comitê Anticapacitista do CFESS e o Coletivo Serviço Social Anticapacitista, apresentou um panorama sobre assistentes sociais com deficiência e as principais barreiras enfrentadas no cotidiano profissional.
Também no debate da mesa, a agente fiscal do CRESS-SC Maiara de Souza Arten abordou os desafios do trabalho como agente fiscal com deficiência na atuação na orientação e fiscalização.
A mesa da tarde trouxe o tema “A garantia da acessibilidade na orientação e fiscalização do exercício profissional junto a assistentes sociais com deficiências”. As assistentes sociais Mariana Hora, que compõe o Comitê Anticapacitista do CFESS, e Thaisy Pessoa, agente fiscal do CRESS-GO conduziram o debate, que foi mediado pela coordenadora da Cofi/CFESS, Marciângela Gonçalves.
A Formação reuniu quase 100 pessoas, dentre agentes fiscais, representantes da gestão dos CRESS e do CFESS e trabalhadoras e trabalhadores do Conjunto.
Descrição da imagem: Imagem com fotografia de sete mulheres e um homem, sendo uma delas pessoas com deficiência e negra, um homem negro, duas mulheres pardas e cinco mulheres brancas. Em texto: Seminário Nacional do Serviço Social e a Luta Anticapacitista. Conselheiras do CRESSRS, agentes fiscais, assessora técnica e assistentes sociais de base participaram do 1º Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista, promovido pelo conjunto CFESS-CRESS. Passe para o lado e confira alguns depoimentos das participantes.